Produções

Aqui serão postadas as redações dos alunos participantes do curso de produção textual Projeto Apreendendo e escrevendo. C.E.O.M

Nossas Produções

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Samille Rodrigues Mourão









A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS OCORRIDAS EM GRANDES METRÓPOLES DO PAÍS


As agressões ocorridas nas escolas exemplificam uma triste realidade: os homens estão tentando resolver todos os seus problemas com violência. Qual será a razão disso?
Apesar de aprenderem noções de cidadania e estudarem as consequências da violência alguns jovens tentam resolver seus problemas com agressão senão física mas também psicológica praticando assim o Bullying.
O Bullying é atualmente uma das formas mais frequentes e recorrentes na mídia. Alguns criminosos já estão usando-o como justificativa para seus crimes.
É evidente que jovens que levam armas para a escola vão acabar machucando ou matando alguém, nesses casos a responsabilidade não se restringe apenas a escola mas também aos pais. Cabe a eles conversar e aconselhar sobre as coisas da vida.
É importante uma mudança quanto ao comportamento dos jovens nas escolas pois os jovens de hoje serão os espelhos da nova geração.


OS VALORES QUE PODEM CONTRIBUIR NA BUSCA DE UM SENTIDO PARA A VIDA

Toda a humanidade tem a necessidade de acreditar em algo superior, divino, que possa responder às suas perguntas e dar sentido às coisas que nos rodeiam. Para ter vontade de prosperar precisamos de motivação, um objetivo a alcançar, necessitamos de um sentido para a vida.
O mundo é muito grande e diversificado e existem inúmeras culturas diferentes. Os interesses do homem estão intimamente ligados ao meio em que ele vive, e os valores implantados durante a sua formação podem definir os objetivos buscados.
Quem tem uma religião definida desde cedo, geralmente acredita nos valores definidos por ela. A presença de uma crença pode exercer uma influência, desde que seus dogmas sejam bem interpretados.
A desarmonia entre o indivíduo e a sociedade podem gerar conflitos pessoais que afetam a autoestima e consequentemente a capacidade de planejar e perseverar.
A busca de uma vida plena vai bem mais além da estabilidade financeira, parte do equilíbrio anterior. Descobrir o nosso sentido existencial, são essenciais para o nosso futuro.


PRÓS E CONTRAS A RESPEITO DA UNIÃO ENTRE HOMOSSEXUAIS

A homossexualidade sempre existiu, mas atualmente ela está mais evidente. O número de casais homossexuais aumentou consideravelmente, e ganharam um grande número de adeptos na luta pelos seus direitos.
No Brasil, a união homossexual é defendida por lei e homofobia – qualquer ação nociva e violenta estimulada pelo preconceito – é crime, porém os homossexuais ainda são vítimas de violência preconceituosa.
O direito a adoção por esses casais ainda está sendo estudado e acima de tudo questionado, intelectuais, religiosos e demais cidadãos debatem se crianças educadas por pais gays não seriam influenciadas na sua definição sexual.
Demonstrações de afeto em lugares públicos por parte de casais gays causam polêmica, demais pessoas os heterossexuais dizem incomodar-se, aqueles alegam seus direitos a igualdade.
O fato é que a sociedade está se adequando aos novos padrões, e todos temos de compreender que temos o dever de respeitar as escolhas de cada um.


O QUE PODEMOS FAZER, AQUI E AGORA, CONCRETAMENTE, EM DEFESA DO PATRIMÔNIO DA NOSSA ESCOLA?

É evidente que a falta de conscientização afeta muitos aspectos da sociedade: meio ambiente, segurança, etc. Muitas pessoas perdem o senso do bem comum e acabam destruindo coisas que pertencem a todos os cidadãos.
Apesar de necessários aos métodos de aprendizagem os recursos destinados à escola são, muitas vezes, depredados pelos alunos.
Os usuários desses recursos deveriam ter a consciência de que eles lhe pertencem e procurar extrair ao máximo os seus benefícios. Somos responsáveis por tudo aquilo que é nosso de direito e ao invés de fazer uso irresponsável do patrimônio da escola deveríamos todos lutar por melhorias e por mais recursos, pois é da educação que depende nosso futuro.
Toda e qualquer instituição necessita da cooperação dos seus participantes funcionar, nas escolas não seria e não é diferente.
 





REDE SOCIAL


Nas redes sociais encontram-se os mais variados aspectos da vida: trabalho, amizades, pesamentos, e elas estão alcançando pessoas de todas as idades.
O mundo está iterligado, as notícias correm o globo instantaneamente e uma das principais consolidadoras do compartilhamento de informações são as redes sociais. Estão inseridas nelas quase todas as nossas informações, aí é que mora o perigo, pois podemos ser vítimas de fraudes e violações.
Apesar do perigo da falta de privacidade algumas vantagens podem ser notadas. Seja no twitter ou no facebook, podemos manter relações com pessoas de mesmo interesse que nós. Eu utilizo as redes sociais para manter-me informada quanto aos meus amigos, artistas preferidos, jogar, etc.
Conclui-se que as redes sociais estão se tornando essenciais e cabe a nós descobrirmos a melhor forma de usá-los.
 

O PREÇO DE NÃO ESCUTAR A NATUREZA
        Os desastres ambientais são as consequências do desequilíbrio existente entre homem e natureza. Desequilíbrios esses que podem acarretar danos sérios ou irreversíveis para a humanidade.
      O ser humano não respeita os limites da natureza, quer retirar todos os recursos necessários às suas atividades sem preocupar-se com as consequências. Muitos entendem as políticas de preservação ambiental como estratégias de marketing sem entender que a sua finalidade é a conscientização.
      Vão passando os anos e só pensa-se em métodos de preservação quando ocorrem catástrofes ambientais em que milhares de pessoas perdem suas casas e seus familiares.
      A conscientização quanto ao nosso dever de respeitar e preservar o meio ambiente tem dependência direta com uma mudança cultural, pois costumava-se pensar que a natureza estava a nosso serviço, hoje vemos que não é bem assim.



AS PERSPECTIVAS PARA O INGRESSO NO CURSO DE NÍVEL SUPERIOR


       Quando se chega ao final do ensino médio apresenta-se a aflição quanto a que curso universitário escolher. O vestibular representa uma nova perspectiva , é como um rito de passagem da adolescência pra vida adulta.
      As únicas maneiras de netrar em um curso de nível superior são prestando vestibular ou agora, com mais facilidade pelo Enem. A escolha do curso é uma das decisões mais difíceis, é preciso saber com quais áreas você se identifica e apresenta maiores aptidões.
      Com a proximidade da prova é generalizada a apreensão de como se estudar para ela. Nos dias atuais é mais importante manter-se informado do que aprender regras e fórmulas. A capacidade de compreensão leitora é um ponto muito importante, visto que esses exames testam a atenção aos detalhes e a capacidade de formar opiniões sobre ideias expostas.
       Para atingir seu objetivo é necessário manter-se informado e atualizado.

Desenvolvimento ecologicamente sustentável

      Fazer o presente pensando nas consequências futuras, é assim que todos esperam colocar em ordem o caos gerado pelo consumo exagerado e o uso impensado dos recursos naturais.
     A preocupação com o possível esgotamento dos bens necessários à sobrevivência causou uma mobilização geral envolvendo não só a consciência individual dos cidadãos como também a política comercial de várias empresas. O movimento pela sustentabilidade ambiental visa o desenvolvimento preservando os bens não-renováveis, garantindo assim a qualidade de vida das gerações futuras.
     Muitas empresas com influência no mercado aderiram a luta pela preservação ambiental, obtendo assim uma ótima estratégia de marketing e valorizando seus produtos.
      Para que haja uma preocupação real com o desenvolvimento sustentável é necessário entender o porquê de preservar, e compreender que as recompensas não são imediatas mas serão significativas no futuro.


Convivência com a leitura e a escrita

      Desde pequena a leitura foi uma das minhas atividades favoritas. Sempre tive incentivo dos meus professores e familiares. Os livros representaram um importante auxílio no meu desempenho escolar.
       Aprendi a ler entre os três e os quatro anos, e dei continuidade a esse hábito com o auxílio de minha mãe que desde então comprou inúmeros livros pra mim. Na minha família, pelo predomínio dos que escolheram ser professores, a leitura é algo obrigatório.
       Nunca tive problemas para ler os paradidáticos propostos pela escola, e sempre tive fácil compreensão nas matérias decorativas.
      Ao longo do tempo defini os meus temas preferidos, adoro os livros de fantasia e os romances. Gosto bastante dos livros em série, pela maneira como os fatos são expostos e a expectativa que geram no leitor. Antes de iniciar o estudo da literatura eu tinha um certo preconceito com os clássicos, mas agora eu entendo a sua importância e passei a lê-los.
      É notável que o hábito de ler nos enriquece, e o desinteresse crescente da população quanto a este, parte da falta de compreensão da sua importância.

Projeto Pessoal de Vida

      É comum aos jovens deparar-se com momentos na vida em que difíceis decisões devem ser tomadas, as quais vão definir nosso futuro em todos os sentidos: pessoal, econômico e profissional.
     Quando se chega ao ensino médio o desejo de ingressar à uma universidade aflora. É a chance de conquistar o sucesso pessoal e profissional, e retribuir aos nossos pais todo o investimento que fizeram em nós, não só monetário, mas também afetivo.
      As decisões tornam-se mais complicadas nessa fase porque é muito difícil encontrar o ponto de equilíbrio entre o prazeroso e o necessário. Principalmente porque estamos conquistando a tão sonhada liberdade, e é difícil encarar que com ela vem as responsabilidades.
      É necessário observar que as coisas que mais desejamos, exigem esforço para acontecer. O fundamental é que vejamos os desafios como obstáculos necessários para alcançar os objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário