Produções

Aqui serão postadas as redações dos alunos participantes do curso de produção textual Projeto Apreendendo e escrevendo. C.E.O.M

Nossas Produções

terça-feira, 1 de março de 2011

FRANCISCA REINALDO




Os programas de TV aos domingos
      É costume dos brasileiros passar o fim de semana em casa. Muitas vezes reunir a família e ver TV é um ótimo programa. Porém, não se tem na maioria das vezes uma grande diversificação que possa atender as exigências.
      As pessoas buscam encontrar programas que possam entreter tanto aos jovens, adultos e crianças. Muitas vezes esses programas são encontrados aos domingos, programas de auditório, seriados infantis e sessão de filmes.
      Assistir a esses programas tem muitas vantagens, ajuda a passar o tempo, traz conhecimentos e nos deixa antenados com as notícias do mundo.
      Por outro lado, os programas apresentados tem lá seus lados negativos como por exemplo: crianças que foram deixadas em frente da TV para dar aos pais um pouco de tranqüilidade, esses programas tem um papel significativo na formação da criança.
      É certo que assistir um programa aos domingos é bom e vale a pena.

O preço de não escutar a natureza

      Vejo que a cada dia que passa, o ser humano acaba destruindo ainda mais a natureza. Ele não estará machucando só a ela, mas futuramente ele também.
       Uma prova concreta disso é o que já está acontecendo nos dias de hoje, por exemplo, os terremotos, os desmoronamento, os furacões, a poluição, as enchentes etc.
       A natureza não tem culpa de tudo isso que está acontecendo, pois é próprio homem que fez por merecer esses desastres.
      As futuras gerações que virão é que irão sofrer as conseqüências por inconsciência de seus antepassados. Isso tudo ainda pode ser revertido depende apenas dos esforços de cada um de nós. Todos temos de tomar   consciência do que é melhor: cuidar da natureza.
       É certo que se agirmos com responsabilidade com a natureza não teremos de pagar o preço de não escutá-la.


MINHA CONVIVÊNCIA COM A LEITURA


      Lembro-me de quando era pequena e não tinha domínio da leitura e da escrita. Aprendi a juntar letras com sete anos, estava cursando a segunda série, não era uma aluna muito dedicada por isso sofri muito para aprender a ler, porque não gostava muito de estudar.
      No ensino fundamental, comecei me habituar melhor com os livros e percebi que eles são importantes para minha vida. Decidi me dedicar melhor aos estudos, e até passei a pegar livros de leitura.
      Estou no segundo grau e pretendo me qualificar nesse ramo. Sei que existem pessoas que mal assinam o nome e arrependem-se por não ter empenhado-se melhor na escola quando criança.São pessoas sem cultura, sem diálogo que não sabem interagir com os outros, isso tudo devido a deficiência de ler.
      A minha convivência e experiência com a leitura foi e é fundamental para mim e para todos que convivem ao meu redor.
Projeto de vida
      É certo que projetar a vida é fundamental para se ter um bom futuro. Costumamos nos perguntar, como que será realmente nosso futuro? Depende de cada um de nós escolher como queremos vive-lo.
      É importante considerar que hoje existe várias oportunidade de futuros plenos. O primeiro de tudo é ter um projeto de vida. O que seria esse projeto? Seriam os nossos objetivos.
   Existem pessoas que costumam se planejar desde pequeno, vivem a se perguntar o que querem ser quando crescerem, se pretendem ter ou não uma família, ou se querem apenas estudar e ser independente.  Cada um pensa da sua forma.
      Na vida temos de fazer muitas escolhas, algumas delas vai abalar muito a mente, mas se agirmos de acordo com nossos projetos, saberemos realmente o que fazer nesses momentos difíceis.
      O fator principal da questão é, portanto, ter um projeto de vida e segui-lo de acordo com o que você planejou.

União entre irmãos
      Um dos fatos importantes que incorpora a boa convivência entre irmãos é a união. Há pessoas que conseguem viver com harmonia, como o caso dos dois tratados no texto.
      A grande revolta que ocorre nos dias de hoje é a violência entre irmãos, acaba gerando conflitos por bobagem, principalmente por bens materiais.
      A capacidade que o ser humano tem de se relacionar com os parentes é mínima. Quando um pai ou mãe morre, e deixa uma herança para os filhos gera aquela grande batalha pelos bens. Eles não conseguem pensar e ver a situação do outro que é mais necessitado, eles enxergam só a se mesmo e mais ninguém.
      Sendo assim, a principal solução é a conversa e o diálogo. Só resta, para esse tipo de pessoa uma saída: mudar, pensar mais no próximo, e também aprender a compartilhar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário