Produções

Aqui serão postadas as redações dos alunos participantes do curso de produção textual Projeto Apreendendo e escrevendo. C.E.O.M

Nossas Produções

quarta-feira, 2 de março de 2011

Meton Neto - 2º ANO "B"





Programação Dominical Televisiva
          Muitas pessoas que preferem assistir televisão como forma de entretenimentoaos domingos procuram por uma programaçãoque possam curtir.
           O plano dominical televisivo está ao acesso de toda a familia: para as crianças desenhos animados, para os jovens seriados, para a mãe os programas de auditório e/ou as revistas eletrônicas semanais (como o Fantástico, TV Globo) e para o pai e algumas vezes para toda a família o futebol
          Toda a programação é mista, pois tem programas com de conteúdo publico( como os didáticos) e privados (como os filmes com faixa de idade)
           Logo vê-se que a televisão é uma ótima ótima forma de entretenimento aos domingos, mas cabe a cada pessoa se limitar com relação ao que ela quer assistir na TV.

 *-*-*-*-*
Sociedades em Rede
(Mundo da World Wide Web ou www)
            Hoje muitas pessoas estão inclusas no mundo das redes sociais, e outras vão se tornando cada vez mais adeptas a esse mundo. Eu sou um dos inclusos, e cada vez mais busco por outras redes.
           Elas possuem as suas vantagens, como: melhor comunicação, entretenimento virtual e um grande número de contatos, o que podem trazer benefícios. Porém, várias desvantagens podem vir, como a exposição de informações e arquivos pessoais.
             As escolas também estão dentro das redes sociais, como o caso da minha, que usa as mesmas como fonte de comunicação e interação para os alunos.
                                  *-*-*-*-*

Sustentabilidade Ecologicamente Ambiental

         O projeto conceitual é visto como uma forma de várias empresas conseguirem recursos, sem descuidar do meio ambiente, mas vários problemas agem contra essa nova forma de revolução.
          Faz-se necessário observar a esse conceito que visa um modo de viver e de produzir que dê prioridade às necessidades humanas e ambientais , sem que isso prejudique o futuro das próximas gerações.
         É por isso que pode-se conceituar esse projeto como perpetuador de todas as formas de vida em nosso planeta, além de cuidar do futuro.
         Dessa forma vemos que só existe Sustentabilidade Ambiental se as empresas unirem sua renda a esse processo ecológico.
*-*-*-*-* 
O que fazer para acabar com a violência nas escolas situadas nas grandes metrópoles

       No mundo em que vivemos, a violência tem se manifestado inclusive em quase todas as escolas das principais metrópoles mundiais, o que torna esse problema um alerta mundial. O que devemos fazer?
        Hoje em dia vemos no nosso meio social que a violência na escola está presente tanto dentro como fora dela, e que ela se inicia desde o bullying até grandes massacres, como o caso registrado no dia 7 de abril de 2011, na Escola Municipal Tarso da Silveira, o Realego, bairro da cidade do Rio de Janeiro.
        Essa situação nos faz questionar sobre a segurança presente nos locais de ensino. É por isso mesmo que não são tomadas as devidas medidas para esse problema no momento.
        Mas, enquanto nada é decidido sobre essa questão, podemos criar métodos e sugestões para que esssa situação não se repita nas nossas escolas.
Assim, podemos evitar que esse problema seja grave no ambiente escolar.

 *-*-*-*-*
Dengue
        A situação da dengue aqui no Brasil é alarmante, principalmente no período de janeiro a maio, que é o período em que a doença atinge seu auge de casos e, infelizmente, os de morte. O que se deve saber sobre ela?
        Em primeiro lugar, deve-se considerar que não estamos lidando com com qualquer enfermidade, mas com um um grande caso de saúde pública. Ao nosso redor, podemos observar os verdadeiros motivos dessa doença se manifestar.
       Tampar a caixa d'água, limpar as calhas, realizar a manutenção das piscinas (se for o caso), não deixar acumular água nas lajes, entre outros cuidados, são medidas muito simples para combater a manifestação do mosquito transmissor, porém, muitas pessoas não realizam tais cuidados. Além disso, não se preocupam com aqueles que vivem ao seu redor, as possíveis vitimas.
      Assim, pode-se dizer que somos os responsáveis pela doença se manifestar em nosso meio. Portanto, tomar os devidos cuidados é a coisa certa a se fazer nesse momento.
*-*-*-*-*

Minha Convivência com a Leitura e a Escrita
           A questão da minha convivência com a leitura e a escrita vem a me provocar várias dúvidas. Como posso avaliá-las em minha vida? De que forma eu conviveria melhor com elas?
          É importante considerarmos a seguinte afirmação: “ A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão” (Francis Bacon). É realmente para aqueles que amam ambos os atos e os tomam como hábitos.
          Então isso significa que às vezes me deixo completar no mundo de Miguel de Cervantes, Rachel de Queiroz, José de Alencar, Thomas Hobbes, entre outros. A escrita muitas vezes é a minha forma de prazer, pois com ela vou muito além das minhas idéias.
         Mas, ultimamente, abandono a leitura e me ocupo com coisas desnecessárias, e, com isso, posso avaliar que, muitas vezes, deixo esse ato de lado e procuro algo desinteressante para fazer, o que me faz ver que preciso conviver melhor com ela.
          A escrita ainda é uma prática irrecusável, pois preciso dela em meu dia-a-dia, posso afirmar que ler é muitas vezes ter o sinônomo de prazer e felicidade. Por isso, não a deixemos de lado, ela pode trazer bem-estar a quem a ama e a pratica.
*-*-*-*-*
Projeto Pessoal de Vida 
      Que ações são necessárias para construirmos um projeto para nosso ser material?
     Antes de edificarmos aquilo que determinamos como preciso para nós, temos por obrigação seguir dois conceitos essenciais na construção das nossas metas, necessidades e deveres: decisão e elaboração.
     Convém observar que eu ainda estou realmente indeciso na formação que quero seguir e na profissão que desejo exercer. Mas, assim como outras pessoas, aspiro construir minha vida com mais ação. E para isso preciso de um alicerce seguro para sustentar as ideias que tenho em mente, que servirão para a formação do meu ego, e de uma base inabalável.
      É minha obrigação moral estudar e traçar planos para que meu projeto aconteça e, a partir desse evento, começar a pôr em prática aquilo que programei para mim. Além disso, preciso lutar e me manter firme para obter o que quero, pois sei que, na vida, nada é fácil.
      O fator principal da questão é, portanto, decidir aquilo que temos vontade e precisamos para nosso ser pessoal e, a partir desse fato, organizarmos nossas metas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário